O VIH ou “Vírus da Imunodeficiência Humana” é uma infecção viral que pode destruir um determinado tipo de glóbulos brancos (linfócitos) e pode causar SIDA (Síndroma da Imunodeficiência Adquirida). A infecção pelo VIH pode resultar na deterioração progressiva do sistema imunitário do organismo, permitindo o desenvolvimento de infecções oportunistas.
Actualmente não existe vacina para o VIH.

Viver com VIH

Tente manter-se saudável e em forma. Dê passeios ou nade. Fale com o seu fisioterapeuta (que conheça a hemofilia) sobre a prática de exercício regular.

Deve equilibrar as suas actividades com bastante repouso, relaxamento e boas noites de sono. Uma dieta equilibrada que inclua todos os principais grupos alimentares, especialmente fruta e vegetais frescos é muito importante. Deve evitar quanto possível alimentos gordos, muito açúcar e excesso de chá (preto) e café.

Conseguir gerir o stresse e a ansiedade é muito importante. Se tem preocupações confidencie com algum familiar ou amigo em que confie. Fale com um psicólogo que pode ajudá-lo a compreender os seus sentimentos. Por vezes o facto de trazer à luz as suas preocupações pode aliviar algum do seu stresse. Aproveite qualquer que seja o apoio disponível da sua família, amigos e da sua Associação de Hemofilia.

Tratamento

Muitos medicamentos estão agora disponíveis para tratar a infecção pelo VIH, prevenindo a reprodução do vírus e atrasando a progressão da doença. Um tratamento combinado de diversos medicamentos actualmente disponível, parece ser o mais eficaz, pois esta combinação pode retardar o aparecimento da SIDA em pessoas positivas para o VIH, comparando com o uso de medicamentos isolados. A medicação pode reduzir o vírus para níveis indetectáveis e restaurar para níveis quase normais o sistema imunitário.

O objectivo do tratamento do VIH é diminuir a carga viral do vírus para valores abaixo dos detectáveis, tão rápido e pelo maior período de tempo possível e dar ao sistema imunitário uma hipótese de recuperar.
Para aqueles que estão co-infectados com VHC (vírus da hepatite C), o tratamento para o VIH pode ter impacto e prejudicar o fígado, causando problemas.

Antes de decidir o tratamento, deve estar bem esclarecido acerca do que este envolve, do possível impacto que pode ter na sua vida e quaisquer efeitos secundários. É possível que tenha que falar muitas vezes com o seu médico antes de tomar uma decisão. Por vezes pode ajudar ir acompanhado, para que possam, em conjunto, anotar tudo o que lhes é dito.

Lembre-se…!

Estamos aqui para ajudar, se você ou o seu parceiro(a) quiserem falar com alguém acerca das vossas dúvidas ou preocupações. Contacte: gabinete.psicologia@aphemofilicos.pt ou 218 598 491 (GAP)

VIH + Hepatite C

A maioria das pessoas que foram infectadas com o VIH pela administração de produtos derivados do sangue infectados, foram ao mesmo tempo infectados com o vírus da hepatite C (VHC).

Viver com um distúrbio hemorrágico, com o VIH e com o VHC obriga a consultar diversas especialidades médicas, assegurando cuidados continuados.

Cada condição deve ser monitorizada e a sua equipa de especialistas deve trabalhar em conjunto para assegurar que todos tenham conhecimento de qualquer medicação ou tratamento que esteja a receber.